terça-feira, 21 de junho de 2016

Como faço revisões HOJE

Agora que já compartilhei como eram as minhas revisões (aqui), venho contar como são minhas revisões hoje e um pouquinho de como eu estudo.

Meu estudo é focado no TRTSC e estudo pelo último edital. Apesar de estudar para AJAJ estão no meu cronograma as matérias de TJAA, se por um azar muuito grande cair Raciocínio Lógico no edital de AJAJ, quero estar preparada. Além disso, incluí no meu cronograma Direito Tributário, quero fazer algumas provas de concursos para Procuradorias Municipais de cidades próximas e não tem como enfrentar uma prova dessas sem saber o mínimo de Tributário - e meu conhecimento nessa matéria é zero. Então as matérias que estudo são:
  1. Língua Portuguesa
  2. Raciocínio Lógico
  3. Direito Constitucional
  4. Direito Administrativo
  5. Direito Processual Civil
  6. Direito Civil
  7. Direito do Trabalho
  8. Direito Processual do Trabalho
  9. Administração Pública (que no último edital do TRTSC veio como "Gestão Pública")
  10. Direito Tributário
Estudo duas matérias por dia, segunda-sexta. Começo o dia com vídeo-aulas. Eu não gosto de estudar sem elas, podem falar que estudar por aulas leva muito tempo, mas EU gosto assim. Sinto que fica muito mais fácil manter uma rotina - e a disciplina - tendo aulas para assistir, principalmente porque elas têm prazo de disponibilidade no site e se você não assiste, perde dinheiro, né.

Desde que iniciei o novo curso e meu novo cronograma para o TRT 12, zerei as revisões. Então, vamos ao que interessa.

COMO FAÇO MINHAS REVISÕES:

DIA 01: começo assistindo à aula da matéria, o que leva, mais ou menos, 2 horas. Eu não costumo pausar as aulas, acompanho pelo material disponibilizado pelo curso e faço apontamentos ou anoto só o que acho necessário em uma folha de rascunho. Algumas aulas acompanho pela doutrina mesmo. Termino de assistir à aula e parto para a Doutrina, alguns capítulos são maiores que outros e nem sempre dou conta de ler tudo em um dia, quando isso acontece deixo o restante para a primeira revisão (24h). Falei como faço meu grifos em livros aqui. Faço de 10 a 20 questões da matéria estudada na aula, resolvo no Revisaço (tenho a edição de 2015, a de 2016 eu comprei, mas ainda não chegou). Reservo 1 hora do dia para leitura da legislação, a leitura não acompanha o conteúdo estudado no dia, apenas a matéria (exemplo, Constitucional), não tem como estudar todo o livro de execução no processo civil, por exemplo, em uma hora.

Atenção aqui! Como fazer a contagem dos dias da revisão - vamos usar como exemplo assim:

Dia 01/06 eu estudei Direito do Trabalho - Fontes do Direito do Trabalho
Revisão 01 - feita em 24 horas (02/06)
Revisão 02 - feita em 7 dias (08/06)
Revisão 03 - feita em 30 dias (01/07)
Observem que a contagem é do primeiro dia de estudo, do dia da teoria.

REVISÃO 01 - 24 HORAS: faço uma leitura das anotações que fiz e aproveito para passar a limpo, não faço um resumo de 300 páginas, faço apenas esquemas. Como tenho muito conteúdo já em cadernos, apenas acrescento alguma coisa se precisar. 



Vejam, não escrevo muito e quando preciso incluir ou destacar algum ponto, uso post-it. Agora que estou tentando deixar tudo em um material só, pego as anotações que acho mais importantes e passo para um post-it no livro. A intenção é aos poucos é diminuir o tamanho dos resumos, para facilitar a revisão e para me "obrigar" a relembrar o conteúdo e não "apenas" ler. Eu gosto MUITO de fazer resumos, aprendo mais quando escrevo, mas estou me adaptando bem a fazer mais esquemas do que resumos de várias folhas.

REVISÃO 02 - 07 DIAS: faço a leitura do que grifei no livro e/ou resumo. 

REVISÃO 03 E SEGUINTES - 30 DIAS: faço a leitura do que grifei no livro e/ou resumo. 

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

1) Não releio a legislação nas revisões porque TODOS OS DIAS faço uma hora de leitura. Então, quando termino de ler a CF, eu volto do início. Como se fosse um ciclo.

2) A revisão é leitura do que grifei e dos esquemas que fiz, não leio todo o capítulo de novo, o dia tem 24 horas e não 50 hahaha, não tem como TODO DIA você revisar lendo TODO O MATERIAL, por isso quanto mais conciso for o seu material de revisão, melhor. Aprendi isso quando não conseguia mais reunir todo o material que tinha para fazer uma simples revisão.

3) Meus sábados são para recuperar alguma hora perdida, por exemplo se eu tiver dentista na quinta e não puder estudar Administrativo, farei isso aos sábados. E para resolver questões no QConcursos. Filtro as questões das matérias que já estudei.

COMO CONTROLO AS REVISÕES:

Hoje eu não uso mais etiquetas. No fim achei meio desnecessário, anoto tudo em uma agenda só para revisões, esta agenda é APENAS para controlar as minhas revisões, o meu planejamento faço no Caderno do Concurseiro.

REVISÕES - TÉCNICA DO ALEXANDRE MEIRELLES:

Esse estilo de revisão eu não tirei do nada. Eu aprendi quando li pela primeira vez o livro Como Estudar Para Concursos, do Alexandre Meirelles. Já falei várias vezes lá no IG sobre esse livro. Indico a todos que estudam para concursos. 



O MAIS IMPORTANTE:

Este é o jeito como EU FAÇO MINHAS REVISÕES, e cheguei nele aos poucos, testei, vi se dava certo e até hoje faço pequenos ajustes. Não adianta eu copiar integralmente o que o Alexandre cita no livro ou copiar de outras pessoas, temos que encontrar o nosso jeito de estudar, o que é melhor para mim, pode não ser para você, mas só vamos descobrir testando e adaptando.

Espero ter ajudado e sanado todas as dúvidas. Se ficou algum ponto de lado ou se não entenderam algo, deixem nos comentários aqui no Blog, lá no IG não consigo acompanhar todos.

Beijinhos e bom estudo,
Karina

20 comentários:

  1. Boa tarde Karina, gostaria que me enviasse, se possível uma amostra do edital esquematizado do TRT-12 AJAJ. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, qual seu e-mail?

      Excluir
    2. Oi Adriana,

      Enviei agora. Se não estiver na sua caixa de entrada, confira a caixa de spam.

      Excluir
    3. Boa noite. Seria possível encaminhar para o meu e-mail também? karolinacostak@gmail.com
      Desde já agradeço.
      Obrigada.

      Excluir
    4. Boa noite. Seria possível encaminhar para o meu e-mail também? karolinacostak@gmail.com
      Desde já agradeço.
      Obrigada.

      Excluir
    5. Boa noite. Seria possível encaminhar para o meu e-mail também? karolinacostak@gmail.com
      Desde já agradeço.
      Obrigada.

      Excluir
    6. Boa noite Karina.
      Você poderia encaminhar para o meu e-mail também? karolinacostak@gmail.com.
      Muito obrigada.

      Excluir
  2. Olá, adorei seu post, mas não entendi uma coisa: a primeira vez q vc está vendo um tópico vc assiste as aulas (2 h), parte p/a doutrina e exercícios no msmo dia? Qntas hs por dia vc estuda a mesma matéria? Se n for isso, em q momento vc faz os exercícios: da primeira vez q teve contato c/a matéria ou só qndo termina as revisões ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Sim, no mesmo dia e se não consigo finalizar o capítulo da doutrina, deixo para finalizar na primeira revisão. Os exercícios são feitos no mesmo dia e aos sábados. Minha dedicação é exclusiva aos estudos, não trabalho fora de casa, quando tenho um bom dia de estudo, consigo dedicar 4 horas para cada disciplina

      Excluir
  3. Não sei como revisar, Tentei assim porém parece que vai chegar um dia que vou só revisar e nao vou conseguir avançar na matéria, Tenho poucas horas por dia para estudar. Me ajuda :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, infelizmente não sei como ajudar. Eu tenho o dia todo para estudar, então dedico 4 horas para cada matéria, sendo que quando preciso de mais tempo, consigo estudar mais.

      Excluir
  4. Oi ka! Por que vc abriu mão das revisões de 15 dias? Estavam acumulando? Ou vc achou que foi ficando repetitivo? Adoro seu IG e já amo o blog tb! Hehehe! Obrigada por compartilhar suas dicas preciosas, nem imagina o quanto já me ajudou! Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia,

    Eu reli o livro do Alexandre Meirelles e vi que ele orienta 24h-7d-30d, não sei de onde eu tirei os 15 dias hahaha Então optei por seguir o método dele. E fica melhor mesmo - como você disse - acaba ficando repetitivo.

    Muito obrigada pelo carinho, fico feliz em poder ajudar <3

    No blog está mais fácil visualizar os comentários que ainda não respondi, lá no IG é complicado.

    Beijos, bom estudo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karina, bom dia! Suas dicas de revisões são muito boas e úteis!
    Adorei seu blog!
    Bons estudos pra você.

    ResponderExcluir
  7. Parabens Karina, sempre acompanho sua dicas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karina!
    Gostaria que você fizesse uma postagem do seu planejamento de estudos, eu estudo há 2 anos pro INSS e não passei no concurso. Sou meia (muito) bagunçada quanto à isso e já fiz uns três planejamento e não consigo seguir nenhum à risca... :(
    Se puder me ajudar, agradeço,
    Beijos de luz,
    @tinker_concurseira_bell (ou Greice <3)

    ResponderExcluir
  9. Olá Karina, tudo bem?
    Quando vc não consegue ver todo o conteúdo pela primeira vez, em que momento vc continua de onde parou? Parabéns pelo Blog, acompanho vc no Insta e agora comecei a ler aqui, super amei. Bjus

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, karina!
    Gostei de seus tópicos bem como suas dicas... são ótimas!
    Vc poderia me enviar esse edital esquematizado para eu ter uma idéia..
    Estudo para carreiras polícias e poderia me ajudar muito.
    Desde já agradeço mais uma vez pelas dicas.
    wanderson_teixeira@outlook.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Karina, boa noite, tudo bem?

    Tive uma dúvida na parte que diz assim: "Reservo 1 hora do dia para leitura da legislação, a leitura não acompanha o conteúdo estudado no dia, apenas a matéria (exemplo, Constitucional)..." => essa leitura da legislação não necessariamente é da matéria do dia ou é exatamente a matéria do dia? Por exemplo, hoje estudei administrativo e civil. A 1h será estudado a legislação dessas duas matérias.

    Outra coisa, você tira quanto tempo para fazer as revisões do dia, sendo que vai ter dia que terá acumuladas as revisões de 24h, 7d e 30d?

    Muito obrigada!!!
    Parabéns pelo Blog.

    Beijos

    ResponderExcluir