segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sobre minha rotina de estudo e como estou conciliando os editais de TRE e TRT

Olá #concurfriends!

Hoje vim falar sobre minha atual rotina, como venho estudando e como concilio os editais de TRE e TRT.

*******SENTA QUE LÁ VEM TEXTÃO!*******

Acho que vocês já sabem, eu moro em Santa Catarina com meus pais e não pretendo ficar longe deles (e eles não querem sair daqui), logo minhas opções de concursos são pouquíssimas. Meu foco é TRT, o do Paraná já foi e eu não consegui aprovação - quem me acompanha no IG sabe, publiquei lá meu desempenho nas provas de AJAJ e TJAA -, o de Santa Catarina só Deus sabe quando sai, né? hahaha (falei sobre a situação dos concursos dos Tribunais de Santa Catarina aqui). 

Então, após fazer uma análise da situação dos Tribunais do Paraná e de Santa Catarina (e conversar com minha mãe), decidi pegar o último edital do TRE PR, esquematizar e conciliar com o do TRT 12

Mas, e dá certo? Para mim, sim. 

Eu conversei com o @profdanielmagalhaes também sobre conciliar os dois concursos e ele foi bem positivo. 

Eu já fechei duas vezes a parte de Direito do edital do TRT 12, assim, fazendo boas revisões e acompanhando as novidades da legislação, súmulas e OJs eu consigo manter minha preparação.

A pior parte pra mim é estudar Penal, não gosto da matéria desde a faculdade, mas concurseiro não tem que gostar, tem que estudar :D 

E como eu estudo?

Curso Online: faço o  curso Analista TOP do Curso Ênfase (esse aqui), ele abrange TODAS as matérias de TRE, TRT e TRF, os professores são ótimos. Todos os dias tento assistir de 2 a 4 blocos de aula, não cronometro o tempo de vídeo aula.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho: dedico 4 horas por semana para revisar essas matérias e fico de olho nas novidades. Uso o livro do Professor Henrique Correia (esse aqui) para revisar Direito do Trabalho - livro que uso desde o início de 2015 -, e do Professor Élisson Miessa (esse aqui) para revisar Processo do Trabalho - também uso esse livro desde o início de 2015. Já peguei outros livros para ler, mas EU gosto mesmo desses, talvez você não se adapte ou seu professor indique outros, mas eu gosto desses. 

Direito Penal: estudo pelo livro do Professor Rogério Sanches (esse aqui), vi vários concurseiros elogiando e comprei. Até agora estou gostando, estudo por ele + lei seca (uso o Vade Método Penal, aqui).

Processo Penal: ainda não estudei essa matéria. Cheguei a fazer o pedido do livro da Coleção Tribunais e MPU, mas não paguei o boleto. Ainda tenho dúvida sobre qual livro escolher. ACEITO SUGESTÕES :)

Direito Eleitoral: dúvidas, muitas dúvidas hahaha Tenho o livro da Coleção Tribunais e MPU (esse aqui) e comprei o Curso de Direito Eleitoral (esse aqui), vejo muitos concurseiros de TRE estudando por ele, aí comprei para ver por qual entenderei mais a matéria. 

A maioria dos livros que tenho eu pego ideias dos IGs de concurseiro, até hoje deu muito certo.

Direito Constitucional: eu reviso pelo livro do Professor Paulo Lépore (esse aqui), gosto muito desse livro, uso desde o ano passado. Agora comprei o Esquematizado do Professor Pedro Lenza (esse aqui), eu tive a edição de 2013 e não consegui ler, agora vou para a nova tentativa, espero que dê certo, mas acho que agora estou mais "pronta" para ele, sinceramente eu não acho um livro fácil para ler.

Direito Administrativo: tentei ler o livro da Di Pietro, mas não consegui terminar. Uso o livro do Professor Leandro Bortoleto (esse aqui) para revisar a matéria, uso desde o ano passado. E o livro do Professor Matheus Carvalho (esse aqui), eu tinha a edição de 2014 e decidi voltar para ele agora, a leitura é muito fácil, o livro é bem completo. 

Processo Civil: estudo as mudanças pelo livro do Professor Mozart (aqui) e pelo CPC Comentado do Daniel Assumpção Neves - que parece que nunca terminarei de ler por motivos de 1.885 páginas), mas foi a melhor maneira que encontrei de estudar Processo Civil.

Direito Civil: a cobrança em provas dificilmente passa de letra de lei, então no momento uso o livro da Coleção Tribunais e MPU (esse aqui) e quando acho que preciso aprofundar uso a Sinopse (aqui).

Informática: a morte deve ser mais suave do que estudar essa matéria. No momento só consigo estudar por vídeo aula e ainda chorando. O curso que faço do Ênfase tem essa disciplina.

Português: questões anteriores. TODAS que puder fazer da banca FCC. Minhas aulas de Português do Ênfase ainda não está disponíveis, mas serão com a Professora Duda Nogueira, autora do Revisaço (aqui) que eu uso para resolver questões. Nunca tive dificuldade em Português, então pra mim é fácil estudar.

Raciocínio Lógico: vídeo aula do Ênfase - ainda não estão disponíveis, então não estudei (nem estou com pressa hahaha) 

Redação: meu curso do Ênfase tem aulas com a Professora Lilian Furtado <3 do Gabaritando Redação e ela é MARAVILHOSA! 

Outro Curso: assisto às aulas do curso ESPECÍFICO para o TRT 12 - com base no edital anterior - do Rico Domingues (esse aqui).

Algumas pessoas perguntaram sobre o GE TRT Brasil, do Papa Concursos, o curso é muito bom, o Professor Marcelo Sobral é ótimo, mas não me adaptei às aulas. Mas, meu curso vence só ano que vem, eu acho, então tenho tempo de voltar para ele mais tarde.

Revisões: parei de fazer aquele esquema de 24h, 7d (...) agora faço aos sábados uma revisão grande e todos os dias 15 min antes de começar a matéria. 

Legislação: lei seca sempre, sempre, sempre. Quando você achar que já leu o suficiente aquele artigo, leia mais 3 vezes.

Quantas matérias estudo por dia: 1 ou 2, dependendo de quanto tempo eu levo para terminar o ponto do edital determinado para aquele dia. Se não consigo pegar 2 hoje, jogo para amanhã, como não tem previsão de publicação de edital, não tenho data fim para fechar.

Questões: todos os dias no Revisaço (uso o Revisaço TRT e o TRF/TRE) do tema que estudei no dia + aos sábados no QConcursos

Aí alguém vai perguntar: MAS, NOOOOOOOSSA VOCÊ ASSISTE ÀS AULAS, LÊ LIVROS, REVISA, FAZ QUESTÕES DÁ TEMPO PRA ISSO TUDO? Gente, eu ~~~~~só estudo~~~~, moro com meus pais, não trabalho fora de casa, não tenho filho para criar - tenho a gata Chica, mas ela cuida mais de mim do que eu dela - não limpo casa, não faço almoço, o MÍNIMO que posso fazer é dar conta de tudo e sorrindo, "felizona" por poder estudar todos os dias.

Termino o dia cansada, mas ler nunca foi problema. Eu leio muito, além desses livros que citei, uso outros para consulta ou por curiosidade mesmo. Faz tempo que romance e ficção não entram na minha estante, só manuais, sinopses, cursos... Com as vídeos aulas fico mais disciplinada e por dentro das novidades legislativas, por isso não largo.

É assim que EU gosto de estudar e assim que dá certo pra mim. Você tem que achar o seu jeito de estudar. Eu encontrei o meu testando, buscando inspiração em outros concurseiros, seguindo as orientações do meu Coach e sigo aprimorando. Não tem uma fórmula para passar em concurso - e cuidado com quem quer vender essa fórmula para você.

Eu uso outros livros, tipo Vade Mecum, livros de súmulas, outros Revisaços, mas isso vocês encontram lá no IG. 

Quis fazer essa publicação para contar a vocês como anda minha rotina - mas, isso eu faço todos os dias lá no IG, né? hahaha - e para ter um link para enviar quando alguém pergunta COMO EU ESTUDO hahahahahaha Mais prático, né gente.


*******SOBRE PREVISÃO DOS CONCURSOS DO TRT 12 E TRE PR*******

Leiam as publicações que citei no início do texto, mas do TRT 12 não tem previsão e o TRE PR vence em outubro.

Não pretendo fazer o TRE SP, sem condições, não sei nem o quando usa Queixa-crime e quando usa denúncia, pfv! Preciso evoluir muito em Penal, Processo Penal e Eleitoral para enfrentar uma prova. E sobre TRTs longe do Sul é bem difícil, por essa situação de não querer ficar longe dos meus pais. 

Acho que é isso. 

Mais para frente faço outro texto falando sobre a minha evolução no estudo para o TRE. Quem estuda para TRE e tiver alguma dica, por favor, escreva <3

Beijinhos,
Karina

8 comentários:

  1. Oi Karina! Tudo bem? Me tira uma dúvida: vc revisa a matéria pelos livros? Não faz resumos, mapas mentais, etc.? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!! Você é uma inspiração, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Karina!! Excelente dicas, saiba que você é uma inspiração de muitos concurseiros.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bom e inspirador! Parabéns por toda sua dedicação e solidariedade em compartilhar sua rotina e demais dicas. No meu caso, estou entrando nesse mundo agora (ainda estou pesquisando com cuidado os livros que devo comprar ), tentando não gatar dinheiro a toa. Enfim, muita luz em sua vida. E mais uma vez, obrigada por compartilhar conosco.
    Beijos.
    Marianne

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog!! Tb decidi largar tudo para alcançar os meus objetivos!! A caminhada é longa mais vale!! Bjos e no sorte!! Yarinha

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do seu IG. Estudo pra TJ e MP, de preferência de Pernambuco. Já tentei vídeo aula e n fluiu, já adotei PDF mas como n dá pra imprimir (por motivos de muitas páginas rsrs) e riscar, n funcionou cmg (e riscar com editor leva o triplo do tempo). Agora conheci a coleção Tribunais e MPU e me encontrei. Ta fluindo mto mais e já consigo fechar algumas matérias do edital (vivaaa). Tenho: Penal, Processo Penal, Processo Civil, Adm, Raciocínio Lógico, Info e Português. Pra Civil to c Sobral Pinto e CF to c Edem Napoli. Tb odeio até a morte Info e ela sempre me derruba nos concursos (geeente, quero analista judiciário e não TI, pra quê isso??). N me adaptei às revisões 7d, 24h (pq apesar de só estudar, sou casada e tenho uma casa p cuidar pq o marido trabalha de plantão). Faço parecido. Revisões antes do assunto do dia e 1x na semana. Gostei demais do seu Post! Sucesso pra todas nós!

    ResponderExcluir
  7. Também estou na busca pelo método de estudos adequado para mim.

    Ah, vc treina discursiva quantas vezes por semana?

    ResponderExcluir